Vídeo E Cinema Documental

Fórum dos alunos e professores de Vídeo e Cinema Documental da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes - Instituto Politécnico de Tomar!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Doclisboa 2008 - A "Nossa" Programação

Ir em baixo 
AutorMensagem
Morais Sarmento
Admin
avatar

Mensagens : 89
Data de inscrição : 30/09/2008
Idade : 33
Localização : Lisboa - Lumiar - Oeiras - Cascais

MensagemAssunto: Doclisboa 2008 - A "Nossa" Programação   Qua Out 15, 2008 10:28 pm

17 Outubro – sexta-feira

The Long Holiday DF , pelas 11H
de Johan Van der Keuken
145´ Holanda 2000
7 de Janeiro de 2001, aos 62 anos, Johan Van der Keuken faleceu vítima de cancro da próstata. Antes disso, filmou The Long Holiday, uma obra que serviu de motivação ao cineasta para viajar pelo mundo fora após saber que lhe restavam poucos anos de vida. O realizador atravessa locais como o Nepal, Brasil, África, Nova Iorque e São Francisco, contactando diferentes sociedades e culturas, e coleccionando experiências que o ajudam a enfrentar a morte que se aproxima. Uma pungente homenagem à vida e uma lição sobre os últimos dias de existência de um dos maiores documentaristas holandeses de sempre.


Titicut Follies , pelas 21H
de Frederick Wiseman
89´ EUA 1967
Proibido pelo Tribunal Supremo Judicial de Massachussets até 1992, com a alegação de constituir uma “invasão” na vida privada dos reclusos e um atentado à sua dignidade, Titicut Follies é o primeiro documentário de Wiseman e um duro retrato das condições existentes na Prisão Estatal para Doentes Psiquiátricos de Bridgewater, no Massachusetts. Um filme que documenta a forma como os presos são tratados por guardas, assistentes sociais e psiquiatras e que nos força a contemplar os limites da insensibilidade humana.


18 Outubro – Sabado

Juvenile Court , pelas 11H
e Frederick Wiseman
144´ EUA 1973
Eis a diversidade e a complexidade dos casos apresentados no tribunal juvenil de Memphis: casos de orfanato, abuso de drogas, assaltos à mão armada, abuso de crianças e crimes sexuais. O filme não foca só a tentativa de reabilitação por parte do Estado, como nos mostra os limites e o variado leque de escolhas que o tribunal tem ao seu dispor. Descobrimos o perfil psicológico dos agressores e as questões processuais e constitucionais relacionadas com a administração de um tribunal juvenil.


Meat , pelas 16H30
de Frederick Wiseman
113´ EUA 1976
O filme que desconstrói todo o processo que diariamente transforma cabeças de gado e ovelhas em simples bens de consumo. Meat não se limita a acompanhar a processo de transformação e transporte de produtos de carne através de um sistema de produção altamente automatizado, apontando igualmente os diversos pontos e problemas existentes nas diferentes áreas de fabrico, transporte, logística, equipamentos, estatística e gestão de pessoal. Um estudo inquietante sobre a grande indústria alimentar na América e a crua eficiência das máquinas de produção.


19 Outubro – Domingo

Aspen , pelas 11H
de Frederick Wiseman
146´ EUA 1991
O filme onde Wiseman viaja até ao coração da famosa cidade de Aspen e se fixa no âmago de um dos principais pontos turísticos dos Estados Unidos. Aspen é o olhar sobre um local que ficou célebre no Séc. XIX devido às suas minas de prata e hoje é mais conhecida pela sua paisagem esplendorosa feita de neve e montanhas, pelos desportos de Inverno, música, excursionismo, gente da moda e crescente iniciativa intelectual. Um documentário que retrata o conceito contemporâneo de lazer.


Une Histoire du Vent , pelas 14H30
de Joris Ivens, Marceline Loridan
80´ França 1988
O derradeiro filme de Joris Ivens, realizado em parceria com Marceline Loridan, onde o realizador, depois de Pour le Mistral (1966), procura mais uma vez captar o “invisível”: o vento. De volta à China, Une Histoire du Vent persegue este elemento não apenas como um fenómeno natural, mas principalmente como ilustração e metáfora das mudanças na Sociedade e na Cultura. Uma obra maior onde a despedida poética de um autor encontra em vastas paisagens como a do deserto de Gobi e na reflexão sobre a importância da arte ou da cultura um sentimento de esperança.


Missile , pelas 16H30
de Frederick Wiseman
115´ EUA 1987
Uma obra que documenta passo-a-passo o treino de um grupo de homens e mulheres que controlam o vasto arsenal nuclear dos Estados Unidos apenas com os seus dedos. Missile segue o 4315.º Esquadrão de Treino do Comando Aéreo Estratégico da Base Aérea de Vandenberg na Califórnia, local onde os oficiais são treinados para gerir o Controlo de Lançamentos dos Mísseis Balísticos Intercontinentais Minuteman. Os debates sobre moral e questões militares em caso de guerra, códigos, comunicações, defesa contra ataques terroristas, regras de emergência, reuniões de equipa e seminários são o corpo deste filme.


Basic Training , pelas 21H
de Frederick Wiseman
89´ EUA 1971
Wiseman segue uma companhia de soldados recrutados pelo exército norte-americano no primeiro ciclo de treino de básico de nove semanas. Basic Training ilustra a variedade de técnicas usadas pelo exército para transformar cidadãos comuns em verdadeiros soldados, captando imagens de exercícios, o uso de metralhadoras M-16 e baionetas, câmaras de gás, minas, e as várias formas de treino ideológico. Além de um retrato único do Exército dos Estado Unidos, este filme é também um fascinante instantâneo da América no período mais crítico da guerra no Vietnam.


20 Outubro – Segunda-Feira

Welfare , pelas 11H
de Frederick Wiseman
167´ EUA 1975
Em Welfare, Wiseman dá-nos a conhecer o dia-a-dia de um grande centro social norte-americano. A complexa natureza do sistema de segurança social é-nos apresentada através dos casos pessoais dos utentes que buscam assistência: alojamento, desemprego, divórcios, problemas de saúde, crianças abandonadas ou vítimas de abusos, terceira idade. Os funcionários da segurança social, bem como os seus utentes, lutam para que o sistema funcione ao mesmo tempo que tentam perceber as leis e regulamentos que governam o seu trabalho e as suas vidas.


High School , pelas 16H30
de Frederick Wiseman
75´ EUA 1968
Filmado num dos maiores liceus de Filadélfia, High School capta o sistema escolar norte-americano não apenas como uma instituição onde se transmite o saber, mas onde se moldam valores sociais de uma geração para outra. Wiseman mostra-nos uma série de encontros informais entre professores, pais e alunos, além de administradores, através dos quais a ideologia e os valores da escola vão emergindo. A dada altura, observamos um docente a repreender um dos alunos: “Nós estamos aqui para garantir que te tornas num homem e que sabes receber ordens.”


Sinai Field Mission , pelas 18H30
de Frederick Wiseman
127´ EUA 1978
O dia-a-dia dos enviados americanos que trabalham no United States Field Mission, um posto estabelecido em 1976 com o intuito de facilitar o acordo assinado entre o Egipto e Israel após a guerra de 1973. O filme foca as acções de vigilância norte-americanas e as operações de fiscalização em todas as entradas de ambos os países, além da relação com os soldados das Nações Unidas e o quotidiano dos 163 militares americanos destacados no deserto Sinai. Como em muitos filmes de Wiseman, mergulhamos num mundo militar obsessivamente focado na guerra – o que se torna gritantemente irónico nos momentos prosaicos do quotidiano em que nada de bélico se adivinha.


21 Outubro – Terça-Feira

High School II , pelas 11H
de Frederick Wiseman
220´EUA 1994
25 anos depois, Wiseman regressa ao mundo do liceu e observa as diferenças. High School II é um filme sobre a Escola Secundária de Central Park Este (ESCPE), um estabelecimento alternativo de sucesso no Harlem hispânico de Nova Yorque, onde 85 a 90 por cento dos finalistas consegue ingressar na universidade. O filme ilustra o empenho deste estabelecimento no programa “Hábitos da Mente” e a sua peculiar abordagem ao ensino que inclui várias actividades de turmas de Ciências e Humanidades, reuniões com familiares, debates sobre raça, classe e género, encontros entre os docentes, problemas disciplinares, educação sexual, gestão de conflitos pelos alunos e concelhos de estudantes.


22 Outubro – Quarta-Feira

MASTER CLASS WISEMAN

_________________
Marcos Morais Sarmento
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://MarcosSarmento.hi5.com
 
Doclisboa 2008 - A "Nossa" Programação
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vídeo E Cinema Documental :: Área Livre :: Visitas de Estudo-
Ir para: