Vídeo E Cinema Documental

Fórum dos alunos e professores de Vídeo e Cinema Documental da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes - Instituto Politécnico de Tomar!
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Licenciatura em Vídeo e Cinema Documental

Ir em baixo 
AutorMensagem
Morais Sarmento
Admin
avatar

Mensagens : 89
Data de inscrição : 30/09/2008
Idade : 34
Localização : Lisboa - Lumiar - Oeiras - Cascais

MensagemAssunto: Licenciatura em Vídeo e Cinema Documental   Ter Set 30, 2008 11:20 pm

Licenciatura em Vídeo e Cinema Documental

Objectivos
O curso de licenciatura em Vídeo e Cinema Documental tem como objectivos principais:

1. Dotar os futuros profissionais de competências e conhecimentos ao nível do cinema e do audiovisual com particular incidência no cinema documental;
2. Desenvolver projectos em diferentes suportes com elevada qualidade estética e técnica de modo a promover uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido;
3. Desenvolver formas de experimentação plástica não apenas nos suportes cinematográfico e audiovisual, mas também nas novas tecnologias multimédia;
4. Formar realizadores e produtores com um ponto de vista pessoal na área do documentário, dando-lhes a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem;
5. Desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções;
6. Formar futuros investigadores e críticos nas áreas da expressão cinematográfica e audiovisual;
7. Possibilitar a prossecução dos estudos ao nível da formação pós-graduada em diversos domínios de especialização.
8. Dotar o mercado de técnicos competentes direccionados para o cinema e vídeo em geral e para o género documental em particular, género com pouca formação em Portugal.

Nota de intenções

O ensino do cinema documental tem, a partir de agora, um local privilegiado em Portugal. Foi criada no Instituto Politécnico de Tomar a primeiro licenciatura dedicada especificamente ao estudo daquela expressão cinematográfica. O curso denomina-se Vídeo e Cinema Documental e será leccionado na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA). Pretende ter, em relação às outras formações existentes, traços distintivos, donde se destacam os principais:

PRIMEIRO CURSO
É a primeira licenciatura especificamente dedicada ao cinema documental no nosso país.

DOCUMENTÁRIO E NÃO REPORTAGEM
É um curso de documentário em que se sublinha de raiz a diferença entre este e a reportagem. Em conformidade, não se trata de um curso de audiovisual jornalístico, mas sim de um curso de clara vocação artística na área do cinema e do vídeo – onde, portanto, a formação artística é entendida como base e catalisador da própria formação em áreas comunicacionais.

HISTÓRIA E EXPERIMENTAÇÃO
É um curso assente em dois pólos estruturantes: História e Experimentação. Nos antípodas da aprendizagem de “regras de criação”, o trajecto curricular do aluno está assente num intenso contacto com a história e a teoria do cinema, por um lado, e no exercício directo da criação, livre e regular, por outro.

VOCAÇÃO INTERNACIONAL
É um curso de forte vocação internacional em todas as suas etapas (curriculares e pós-curriculares). Seja pelos seminários que complementam o currículo permanente seja pela criação de um pólo produtor e co-produtor de nível internacional, visa-se a imediata integração do curso e dos formandos nas redes europeias do documentário.

Na ESTA já existem os cursos de Comunicação Social, Tecnologias de informação e Comunicação, Design de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Mecânica.

Informações retiradas so site da faculdade
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://MarcosSarmento.hi5.com
 
Licenciatura em Vídeo e Cinema Documental
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» STAR WARS MOVIES - Estreou Ep VIII!!! Spoilers pág. 35
» [Cinema] - Notícias diversas, sem mimimi (tópico antigo)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vídeo E Cinema Documental :: Bem-vindo ao Forum Vídeo E Cinema Documental :: O Curso-
Ir para: